NO ALCOOL,NO PARTY...
Faz a festa com a Vuvuzela do Malaca
Faz a festa com a Vuvuzela do Malaca
quarta-feira, 11 de julho de 2012
Algumas diferenças entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa
a - Primazia e infalibilidade papal: A Igreja Ortodoxa não aceita, de forma alguma, tanto a primazia como a infalibilidade do bispo de Roma, o Papa, conforme definido pela Igreja Católica.
b - Espírito Santo: pela doutrina católica, o Espírito Santo, terceira pessoa da Santíssima Trindade, procede do Pai e do Filho, definido no Concílio de Nicéia, enquanto que, para os ortodoxos, o Espírito Santo só procede do Pai.
c - Juízo particular: a Igreja Ortodoxa não aceita o Juízo particular imediatamente após a morte, como ensina a Igreja Católica, admitindo somente o Juízo Universal; consequentemente, a Igreja Ortodoxa não admite a existência do purgatório nem do limbo, bem como não aceita as indulgências.
d - Imaculada Conceição: Nossa Senhora, para os ortodoxos, foi concebida com o pecado original, enquanto que a Igreja católica sempre defendeu o contrário, definido por Pio IX como dogma, em 1854.
e - Para os ortodoxos, a consagração do pão e do vinho é realizada no Prefácio da Missa, e não no Canon, com as palavras pronunciadas por Nosso Senhor na última Ceia, conforme a liturgia católica.
f - Na Igreja Ortodoxa não há as tradicionais devoções da Igreja Católica, como a comemoração de Corpus Christi, do Sagrado Coração de Jesus, a cerimónia da Via Sacra, o culto ao Imaculado Coração de Maria, Rosário, e outras.
g- Os ortodoxos só aceitam ícones nos templos.
h - Os sacerdotes ortodoxos têm liberdade de optar entre o celibato e o matrimónio, enquanto os sacerdotes católicos são celibatários.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário