Milli Vanilli foi uma dupla de reggae e dance music formada por Fab Morvan e Rob Pilatus.
O álbum de estréia da dupla alcançou altas vendas internacionalmente e os premiou com um Grammy de Melhor Artista Estreante em 1990.
Entretanto, o sucesso deles virou infâmia, quando o prêmio foi revogado depois da revelação de que os supostos cantores não cantavam no disco.
Alguns meses antes do grupo ter recebido o Grammy, aconteceu algo que levantou suspeitas relativas sobre quem cantava realmente as músicas do grupo.
Durante um concerto ao vivo no Lake Compounce theme park em Bristol (Connecticut) gravado pela MTV norte-americana em julho de 1989, o disco (vinil) que continha a gravação da música "Girl You Know It's True" emperrou, repetindo inúmeras vezes a frase "Girl You Know It's..", para desespero do duo.
De acordo com o primeiro episódio da série Behind the Music do canal VH1, que destacou o Milli Vanilli, fãs que assistiam ao show pareceram não se importar e tudo continuou como se nada tivesse acontecido, mas críticos perceberam e atacaram Rob e Fab em suas críticas sobre o show.
Em 15 de Novembro de 1990, devido às dúvidas cada vez mais crescentes a respeito da fonte de talento no grupo, bem como a insistência de Morvan e Pilatus para que os deixasse cantar no próximo álbum, ameaçando revelar o esquema, Farian admitiu que os dois não eram os verdadeiros intérpretes, mas sim Charles Shaw, John Davis e Brad Howell. Farian tinha escolhido esse grupo de pessoas para cantar as músicas mas sabia que precisava de alguém que transmitisse uma outra imagem ao público, uma imagem mais jovem, sensual e fotogénica. Assim, contratou Morvan e Pilatus, dois jovens que tinha conhecido numa discoteca em Berlim, começando uma das maiores fraudes da história da música.
Para salvar suas carreiras após trágicos acontecimentos, em 1997 Farian concordou em produzir um novo álbum do Milli Vanilli com Morvan e Pilatus nos vocais.
Esse foi o motivo principal do álbum de retorno de 1998, Back and in Attack. Até mesmo alguns dos músicos de estúdio tocaram, numa tentativa de trazer de volta a fama que havia rapidamente desaparecido.
Entretanto, Pilatus enfrentou uma série de problemas pessoais durante a produção do novo álbum. Começando em 1995, ele foi preso durante vários incidentes separados em Los Angeles envolvendo assaltos (incluindo um homem que ele atacou com uma luminária), vandalismo, e tentativa de assaltar um carro. Condenado por quatro diferentes infrações, ele foi condenado a vários meses em uma prisão em 1996. Entretanto passou três meses numa cadeia na Califórnia, saindo com o compromisso de se internar numa clínica de reabilitação.
Durante seis meses, Farian pagou a Pilatus uma reabilitação das drogas e passagens de avião para que ele retornasse a Alemanha. No dia 2 de Abril de 1998, ás vésperas da turnê promocional do novo álbum, Pilatus foi encontrado morto de overdose de drogas, depois de ele ter misturado uma combinação fatal de álcool e pílulas, num hotel em Frankfurt, aos 32 anos. As razões para um aparente suicídio de Pilatus são fortemente contestadas na mídia.
Morvan passou os anos seguintes como músico e locutor, enquanto aprimorava seus talentos musicais. Em 1998 ele foi DJ na famosa rádio Kiis FM, de Los Angeles.
Durante esse tempo, ele também se apresentou 1999 no festival Wango Tango para 50.000 pessoas no Dodger Stadium. Em 2000, Morvan participou de um documentário da BBC sobre o Milli Vanilli, assim como no primeiro episódio do Behind the Music da VH1. Morvan passou o ano de 2001 fazendo turnê, antes de se apresentar em 2002 no recém-inaugurado Velvet Lounge no Hard Rock Café Hotel em Orlando, Flórida. Em 2003 Morvan lançou seu primeiro álbum solo, Love Revolution.
Em 2006 foi lançado o álbum "Greatest Hits" do Milli Vanilli.
Novas músicas do Fabrice, "Roll" e "Time Will Reveal" podem ser ouvidas no MySpace. Atualmente, Fabrice grava faixas para seu segundo álbum solo, com data de lançamento ainda a ser definida.
Eis a música a emperrar.....
Nenhum comentário:
Postar um comentário