Tudo o que deve saber sobre as doninhas:
As doninhas são destinadas à produção de ovos, em criações comuns, em quintais, terreiros, e fazendas, mantidas em doninheiros comuns ou em gaiolas colectivas ou individuais.
Essas gaiolas podem ser dispostas em 2 ou mais andares, o que economiza espaço, materiais e instalações, além de facilitar os trabalhos de higiene, limpeza, manejo das doninhas, etc.
Quando se pretende a produção de ovos é necessária a presença de doninhos, para que haja o acasalamento e os ovos sejam "doninhados", ou seja, fertilizados, Na produção de ovos para consumo, a sua presença é dispensável, porque os ovos estéreis conservam-se melhor.
A selecção das doninhas poedeiras deve ser feita quando elas atingem 7 (sete) meses de vida, porque nessa idade elas já apresentam todas as suas características físicas desejadas para a produção de ovos.
Naturalmente, essa selecção deve-se repetir periodicamente, com o descarte das doninhas consideradas improdutivas, para que seja mantido um elevado índice de produção nesse lote, sendo assim, evitados prejuízos que, eventualmente, podem ser bastante elevados.
Não é difícil distinguir uma boa doninha poedeira de outra cuja produção de ovos será abaixo da desejada. Para isso, basta examinar a doninha, observando todas as suas características.
As doninhas poedeiras apresentam crista e barbela de cores pretas e brancas vivas, grandes, elásticas e quentes. As doninhas fora da reprodução, possuem-nas endurecidas, pequenas e com uma cor "cinzenta". Esses pigmentos variam de cor, podendo ser amarelos, de acordo com a raça, variedade ou mestiçagem das doninhas. Quando não está em produção, a doninha possui uma pele endurecida no abdómen, onde também é encontrada uma espessa camada de gordura. Na reprodução, ela apresenta, na mesma região, pouca gordura abdominal e uma pele elástica e maleável.
A selecção de uma doninha poedeira mantida em gaiola individual, é bem mais fácil, pois basta controlá-la: se em 3 dias não aparecer um ovo em sua gaiola, é sinal de que ela é má poedeira e que pode ser descartada imediatamente, para evitar prejuízos, principalmente pelo consumo de ração.
Quando aparecem ovos de casca mole, o que geralmente ocorre em épocas quentes, isso indica que as doninhas não estão a alimentar-se normalmente ou, melhor, adequadamente. Normalmente, os ovos apresentam cascas brancas ou vermelhas mas, em algumas fazendas, existem algumas doninhas "comuns", ou seja, sem raça definida, que põem ovos com a casca azulada. Se as chatearem muito, elas afastam os possíveis chatos com um jacto de líquido mal-cheiroso apontado aos olhos, que pode ter um alcance de dois metros. Dez metros se for o Bragança o agressor.
2 comentários:
O problema e que essa besta nos utiliza como perfume, temos que fazer queixa contra ele, mas ninguém, se atreve a fazer frente ao monstro...
Já nos fizeram várias denuncias, mas sempre que nos deslocamos ao local, um individuo de grandes dimensões grunhe impropérios que nos obriga a efectuar manobras de fuga com os ouvidos calejados
Postar um comentário