NO ALCOOL,NO PARTY...

Faz a festa com a Vuvuzela do Malaca

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

А, Д, Ж, М, Н, О, П, Т, Ф, Х, Ш - O alfabeto cirílico

O alfabeto cirílico passou a ser o terceiro alfabeto da União Europeia, ao lado do latino e do grego. O alfabeto cirílico é utilizado por algumas línguas eslavas — como o russo, o bielorrusso, o ucraniano, o búlgaro —, e até línguas não-eslavas (como o mongol).
O cirílico também é utilizado para o idioma sérvio na Sérvia e em Montenegro, embora nestes países o alfabeto latino seja usado alternada e concomitantemente.

O alfabeto cirílico foi inspirado simultaneamente no grego e no hebraico. O alfabeto cirílico foi desenvolvido a partir do primeiro alfabeto eslavo, o glagolítico, inventado pelo missionário e pontífice cristão Constantino de Salónica (826/827 - 869), que no fim da sua vida adoptou o nome monástico de Cirilo.

Foi ele, junto com seu irmão Metódio, que conseguiu convencer o papa Adriano II a adoptar os idiomas eslavos como língua litúrgica, ao lado do latim, grego e hebraico.

Isso não durou muito, pois esta medida seria revogada pelo papa Estevão VI, logo após a morte de Metódio. O afastamento de Roma das missões eslavas colaborou para a sua gradativa assimilação pela Igreja cristã oriental.

in "tipografos.net"

Nenhum comentário: