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Faz a festa com a Vuvuzela do Malaca

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O número CINCO

O número cinco por certo é o que mais directamente está ligado à vida no plano material. É considerado desde a remota antiguidade como sendo o símbolo da humanidade. É o número que geralmente tende a ser positivo, não é fácil a negatividade penetrar pelo número cinco, como veremos depois. Preside a todas as manifestações da vida, especialmente à animal, e com mais intensidade à vida humana na matéria.
Diz a Tradição que o mundo material é constituído por quatro elementos: Terra, Água, Ar e Fogo, mas tratando-se dos seres vivos tem que ser considerado um quinto elemento Akash que é o equivalente à luz. Sem a luz a matéria orgânica não se constitui, é que o mundo animal depende dos vegetais que sintetizam os compostos orgânicos pelo processo de fotossíntese a partir da luz solar. A estruturação inorgânica do mundo está directamente ligada ao mistério quatro enquanto que a estruturação orgânica pertence ao mistério cinco. Um quaternário muitas vezes pode se apresentar com uma estrutura de 3 + 1. Quando isto acontece ocupa uma posição especial, ou é dotado de uma natureza diferente das outras.O mesmo acontece com o cinco, muitas vezes uma coisa é constituída de 5 elementos de uma mesma natureza, mas há vezes em que é constituído de 4 elementos de uma natureza e 1 de natureza diversa (4 + 1). Assim acontece no que se refere à natureza orgânica. A matéria orgânica tem em sua constituição os 4 elementos básicos; o sólido (terra = minerais); água (líquidos orgânicos); ar (em todos os compartimentos do organismo existe ar); o fogo (calor orgânico - calor dos processos metabólicos, reacções exotérmicas, reacções de substâncias que desprendem). O que estabelece a diferença entre o inorgânico (sem vida·) e o orgânico (com vida) é a energia luminosa. Esse quinto elemento unindo-se aos 4 elementos básicos (4 + 1) faz com que a natureza das coisas se modifique, apresente-se a manifestação vital. Quatro elementos de nível mensurável, unem-se a um quinto não medível por vias comuns. O quinto elemento confere aos quatro características especiais, determinando um outro tipo de manifestação da criação. Toda a vida orgânica na terra depende da fotossíntese que ocorre no reino vegetal. O reino animal não existiria sem a fotossíntese que se processa no reino vegetal. Vimos que no quaternário constitutivo do mundo material quando a ele se soma mais um elemento, transformando-o em quinário, há mudança de natureza. Isto é válido para todos os números, quando uma unidade é acrescida à natureza de uma manifestação há mudança de natureza. Quando o inconscientizável recebe um segundo valor ( polarização ) se torna conscientizável gerando o três. Se ao conscientizavel ( três ) for adicionado algo que o torne quatro surge o mundo denso, a matéria inorgânica. Por sua vez, quando ao quatro adiciona-se mais um surge a matéria orgânica (cinco); com mais uma adicionado o cinco surge o seis que é o mundo das transformações que opera sobre o cinco. Mais uma unidade e teremos a natureza constitutiva do universo, a vibração com suas leis. Mais uma unidade e surge o oito representativo da orientação. A natureza em sua manifestação requer direccionamento, orientação, campo expresso no mistério oito. Veremos que tudo aquilo que diz respeito à orientação está ligada ao oito. Mais uma unidade e chegaremos ao mistério do nove que rege a manifestação da vida como um todo. São cinco as funções básicas do organismo - Respiração, digestão, circulação, excreção e reprodução assim como também são cinco as funções psíquicas básicas e os sentidos físicos. Esse elemento está presente em praticamente todo reino, animal e humano. Desta maneira, no organismo o número cinco está manifesto em 3 grupos essenciais:
FUNÇÕES ORGÂNICAS: Respiração, Digestão, Circulação, Excreção, Reprodução
SENTIDOS: Visão, Olfacto, Audição, Paladar, Tacto
PSIQUE: Inteligência, Razão, Intuição, Memória, Sentimento
Qualquer que seja a manifestação, e, ou função no organismo, ela está sempre enquandrada num dos três níveis. Ou se trata de uma função orgânica (nível HOD - NETZACH), ou de uma função sensitiva - SENTIDOS - (nível GEBURACH - KJESED), ou intelectual (nível BINAH - KJOKHMAH) e dentro de cada nível em cinco aspectos. Numa pessoa tudo o que diga respeito às funções orgânicas estão enquadradas em um dos cinco grupos citados, da mesma maneira que tudo o que diga respeito às sensações e ao psique também está num dos grupos compreendido em uma das cinco funções mencionadas. No reino humano não existem outros sentidos físicos além desses cinco. No reino animal essa também é a regra geral. Mesmo existindo animais dotados de sentidos diferentes desses mencionados, são sempre totalizados em cinco. Se um determinado animal tem algum órgão sensorial diferente, por certo algum dos sentidos humanos está ausente nele. De acordo com a necessidade duma espécie pode haver algum órgão sensorial que o homem não possui, mas, por sua vez, este possui algum que aquele não possui. O número cinco é considerado o símbolo do desenvolvimento da humanidade, porque o que possibilita a constituição de uma sociedade são os cinco sentidos. Sem os sentidos não haveria integração entre as pessoas, consequentemente resultaria a impossibilidade de estruturação social. Basta a carência de um órgão para que uma pessoa deixe de manter algum tipo de interacção, independentemente de qualquer segregação, ou discriminação. Uma pessoa que não possui audição por certo não participa num concerto, de uma audição musical e coisas assim. Ela se exclui por não poder usufruir como as demais pessoas. Muito mais seria um surdo e cego. Uma pessoa sem paladar não se integra com outras pessoas para um almoço, por exemplo. É fácil se perceber que se alguém hipoteticamente não tivesse sentido algum por certo seria inviável a sua existência, até mesmo o viver seria praticamente impossível. Por isso é que podemos dizer que são os sentidos físicos que integram a pessoa formando uma sociedade, e esta é a humanidade. Os sentidos são janelas através das quais o ser tanto no que diz respeito à vida material quanto à espiritual se abre ao mundo exterior e se relaciona com o mesmo. O templo interior de cada um tem nos sentidos instrumentos, através dos quais a pessoa regista todas as impressões recebidas do mundo exterior. Quando falamos no desenvolvimento espiritual na escala animal, para se desenvolver o espirito requer como meta reconhecer o Superior. Portanto tem que se saber separar o mal e o bem, em outras palavras, através de encarnações sucessivas ele aprende a reconhecer a escala do mal e do bem e assim sentir necessidade de se posicionar na polaridade do bem. São precisamente os sentidos físicos que dão as sensações do desagradável e do agradável e assim sendo através de sucessivas encarnações na escala animal o espirito em grande parte levado pelos estímulos dos sentidos físicos começa a entender que há uma escala de mal e de bem, do que é desagradável e do que é agradável. Os sentidos fazem com que o sentido da caminhada se faça do desagradável ao agradável, do sofrimento ao prazer, do mal ao bem, das trevas à luz. Vemos que os sentidos físicos não só têm uma função material, eles têm também uma função espiritual, por isso como são cinco, este é o número que serve como símbolo do desenvolvimento espiritual. Queremos salientar, cada sentido se apresenta em cinco aspectos. São cinco as sensações gustativas, (cinco sabores básicos): salgado, amargo, ácido, picante, e doce. Também são cinco as sensações tácteis: temperatura (quente/frio), densidade (mole/duro), maleabilidade (rigidez/flexibilidade/fluidez), aspereza (macio/rugoso) textura (fofo/ não fofo). Cinco são os odores básicos, mas na língua portuguesa não existem palavras bem especificas para eles. Usam-se mais termos de analogia, como sejam: odor, azedo, adocicado, almiscarado, acre (ácido) e pútrido. Cinco percepções visuais básicas: cor, dimensão (tamanho), forma (amorfo / não amorfo), simetria (relações comprimento, largura, altura), proporcionalidade. Cinco as sensações auditivas (aqui também em português faltam palavras que definam bem os tipos de percepção auditiva): Intensidade (fraco/forte), timbre (rouco/ estridente)......... (suavidade/ rudeza), harmonia, e melodia. Como mostram alguns sistemas orientais existem cinco tipos, cinco formas de respiração patológicas: Respiração cavernosa, estertorosa, estridulosa, anfórica, assim como também cinco tipos de respiração não patológicos: Respiração padrão (normal), pulmonar alta, pulmonar baixa, abdominal, diafragmática. Os orientais, cultores da Ioga citam também cinco tipos especiais de respiração. O organismo só possui cinco funções orgânicas básicas, assim como funções psíquicas básicas. Por sua vez cada função se apresenta em cinco níveis. Não vamos citá-las todas para não prolongar muito este assunto, mas apenas mencionar os sentimentos: cólera, prazer, alegria, dor, amor. Por sua vez existem cinco formas de amor, cinco de prazer, cinco de alegria, cinco de dor e cinco de amor. O organismo só dispõe de cinco vísceras: rins, pulmões, baço, fígado, coração.
Já se pode perceber que praticamente todas as funções do organismo baseiam-se segundo o mistério cinco. Vale salientar que sem relação com o indivíduo as direcções num plano (superfície) superficiais são quatro: norte, sul, este, oeste, mas quando diz respeito à pessoa acrescenta-se mais uma: o centro. Para a pessoa não são apenas quatro as direções possíveis numa superfície e sim cinco: para frente, para trás, para a direita, para a esquerda e também para o centro.São 5 as qualidades do homem perfeito: Bondade, justiça, amor, sabedoria, verdade. Por sua vez são cinco os tipos de bondade, de justiça, de amor, de sabedoria e de verdade.
Jesus, o ideal de perfeição, tem um nome com cinco letras e é curioso que na quase totalidade das línguas acontece o mesmo. No próprio hebraico nome JESUS é escrito: Iod, hé, shin, vav, hé. Com 5 pães Jesus saciou a fome de 4 mil pessoas. Os celtas citavam cinco elementos na natureza, Lasa, matéria dura; Gwyar, matéria húmida; Fun, matéria gasosa; Ufel, matéria ígnea; Nwyvre, éter, matéria astral. A Bíblia inicia com o Pentateuco: Gênese, Êxodo, Levitico, Números e Deuteronômio atribuídos a Moisés. Como dissemos antes, o quatro é o numero do mundo material, inorgânico ao passo que cinco é o número da matéria orgânica e da matéria liquida, em especial a água. Linus Pauling, prêmio Nobel de Química, e Bernal, evidenciaram que as moléculas de água são "agrupadas" segundo uma simetria da ordem 5, isto é, segundo uma estrutura pentaédrica o que explica a razão pela qual a água "escoa". Os cientistas Piccardi e Giao estabeleceram que essa estrutura peculiar da água é a razão pela qual as moléculas são sensíveis aos campos de forças do universo, o que faz da água, em relação ao número cinco, o intermediário entre as forças cósmicas e os seres vivos. Não existe qualquer cristal que tenha simetria cinco, enquanto isto somente a matéria viva e os líquidos que contém água estão particularmente ligados ao número cinco, enquanto os sólidos e matéria morta apresentam relações com os números inferiores ao cinco. Em física nuclear nunca se viram núcleos atómicos estáveis possuindo cinco partículas, enquanto existem núcleos, mesmo que instáveis para todos os números até 275. Os núcleos de hélio ou de lítio com cinco partículas explodem quase antes de se terem formado. A ciência não sabe porquê. Por outro lado a natureza biológica é muito pródiga na simetria 5. Há numerosas formas vivas com essa simetria cinco, a estrela do mar é uma delas, mas existem inúmeras outras assim como muitas flores. No universo só existem quatro dimensões, falam-se em N dimensões, mas até agora somente 4 foram conhecidas. Nunca se teve idéia da existência da quinta. Isto decorre de uma lei universal, o cinco é o numero dos líquidos e do orgânico. Mais uma vez evidenciamos que no universo existem 3 dimensões que tem uma mesma natureza, a quarta é de natureza diferente: o tempo.

por José Laércio

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