Tradicionalmente confinou-se a sobredotação às habilidades cognitivas (QI), recorrendo-se geralmente aos testes de inteligência para a sua identificação. Nos dias de hoje, apesar de não existir consenso, a maioria dos autores aceita uma definição mais alargada que inclui múltiplas áreas de capacidade e actividade humana. Desta forma, a ANEIS integra os seguintes domínios no conceito de sobredotação:
- Aptidão Intelectual – inclui capacidades de percepção e memória, de organização e relacionamento da informação, de análise e de síntese, de raciocínio e de resolução de problemas.
- Aptidão Académica – reporta-se à facilidade nas aprendizagens, mormente curriculares, nível aprofundado de conhecimentos ou ritmo acelerado de apropriação das matérias escolares num ou mais domínios curriculares.
- Aptidão Artística – traduz as habilidades superiores numa ou várias áreas de expressão, tais como a pintura, escultura, desenho, música, literatura ou teatro, por exemplo.
- Aptidão Social – refere-se às habilidades se comunicação e de relacionamento interpessoal, compreensão dos sentimentos dos outros (ajuda) ou organização e liderança de situações de grupo (liderança).
- Aptidão Motora – inclui a excelência a nível de coordenação e expressão motoras, nomeadamente ao nível das actividades físicas e desportivas em geral.
- Aptidão Mecânica – reporta-se às habilidades de compreensão e resolução de problemas técnico-práticos, envolvendo geralmente manuseio de esquemas, de conceitos e de equipamentos de índole mecânica, electrónica ou computacional.
Acrescentam os autores que a sobredotação decorre da confluência de uma aptidão acima da média e de níveis superiores de criatividade e de motivação numa ou em várias das áreas antes mencionadas. Por criatividade entende-se as habilidades de fluência e flexibilidade de ideias e soluções, bem como a originalidade das produções. Por motivação entende-se o envolvimento, entusiasmo e persistência nas tarefas, o interesse intrínseco pela aprendizagem e a realização em determinada área ou áreas. Convém ainda referir a distinção entre sobredotação e precocidade, pois um desenvolvimento acelerado em idades mais precoces numa ou mais áreas, nem sempre traduz a evidência de sobredotação.
in "www.aneis.org"
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