NO ALCOOL,NO PARTY...

Faz a festa com a Vuvuzela do Malaca

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Tunas para todos os gostos







As 3 tunas masculinas da UBI






Esta Tuna se assim lhe podíamos chamar na altura, surgiu como projecto em Janeiro de 1989 e a ideia inicial era fazer uma Tuna "a sério". Dos 14 elementos que constituíam a Tuna, três sabiam tocar viola, um ajeitava-se no bombo e outro tocava pandeireta. Os restantes nove, nem campainhas de porta sabiam tocar, por isso foram refundidos para a secção de vozes; portanto por falta de músicos (altamente qualificados) levou-nos a mudar de rumo e a preparar um projecto "trágico-cómico" que foi apresentado ao público pela primeira vez na Cine-Teatro durante a 1ª Semana Académica da UBI em 3 de Maio de 1989. A "musica" de abertura, (perdoem-nos os músicos por chamar "aquilo" musica), foi a "Mariana", e o êxito foi imediato. Não que a Tuna tocasse bem, aliás porque até desafinavam bastante, mas sobretudo porque as vítimas das letras eram personagens que todos conheciam. O resultado foi entusiasmante e decidimos então que os "Tokuskopus" seriam definitivos. Com as actuações seguintes o grupo começou a tomar alguma consistência. As entradas de novos instrumentistas, em especial do acordeonista, contribuíram para que as músicas ganhassem corpo. Aos poucos a Orquestra tornou-se numa Tuna a sério. A sério de escrever a letras de ouro está a vitória no Festival Ibérico de Tunas em Vila Real: com apenas 6 elementos e muita cerveja a nossa Tuna conseguiu arrecadar o prémio de Melhor Tuna.


Corriam 20 dias do mês de Novembro do ano do Senhor de 2002, quando um grupo de 7 amigos decidiu acabar de vez com o marasmo e a monotonia das noites da Cidade Neve, a Covilhã.O objectivo a que se propunham era simples; criar um projecto sério que dignificasse a mui nobre Universidade da Beira Interior e por conseguinte a Cova da Beira, e assim nasceu a Desertuna – Tuna Académica da Universidade da Beira Interior. O repertório baseia-se em música tradicional, a que, ao longo do tempo se foram juntando originais.A tarefa que se apresentava como a mais complicada, convencer gente nova a juntar-se a este sonho, veio a revelar-se a mais fácil, e a que menos dor de cabeça causou aos fundadores da Desertuna, pois a cada ensaio juntava-se mais gente nova com vontade de trabalhar, apesar disso, a grande lacuna residia no facto de 90% dos elementos não saber tocar qualquer instrumento musical, e apenas quatro fundadores terem conhecimentos mínimos de música. Por isso concordou-se em procurar um ensaiador de vozes e um ensaiador geral. Bafejados pela sorte, e fruto do trabalho e da dedicação de todo, evoluiu-se muito.





A Tuna-MUs foi fundada no dia 16.10.2007. Foi a primeira tuna de um só curso a ser fundada na UBI, nascendo da ideia de 5 amigos boémios e com especial gosto pela vida académica e pela música. O nosso ainda curto reportório inclui músicas portuguesas, quer populares, tais como "vinho verde" e "traçadinho" e músicas de tradição académica como a "mulher gorda" ou qualquer música de Zeca Afonso; espanholas, destacando-se o "Hoy estoy aqui", "Quiçaz" e "Lágrimas Negras"; baladas tão conhecidas como "Olhos negros" ou "Menina estás a Janela"; e alguns originais tais como o "Hino à Tuna-MUs", "Doce Covilhã", "Menina da Covilhã" entre outros. O mesmo mês de Novembro veio a revelar-se um mês profícuo em acontecimentos marcantes para a Tuna-MUs, uma vez que foi no dia 20 desse mês que a Desertuna apadrinhou oficialmente a ainda jovem Tuna Médica da UBI, sendo que esta cerimónia foi incluída no aniversário dos nossos padrinhos, e assinalada com a actuação da Tuna-MUs no Teatro Cine da Covilhã nesse mesmo dia.

Um comentário:

OZZYKING disse...

Sempre que brilha o sol naquela praia!Sinto o meu corpo vibrar dentro de tiiiiiiii!!!!(nao escrevo o resto da letra pq podem vir crianças ver o blog)


Tuna Orquestra Académica Já b'UBI & Tokuskopus
A VERDADEIRA