A maior palavra do mundo, com 196 letras é grega e é: lopadotemamachoselachogaleokranioleipsanodrimhypotirmmatosilphioparaomelitokatakechymenokichlepicossyphophattoperisteralektryonoptekephalliokigklopeleiolagoiosiraiobaphetraganopterygon... que é um tipo de comida.
A maior palavra Sueca com 130 letras é: Тordöstersjökustartilleriflygspaningssimulatoranläggningsmaterielunderhållsuppföljningssystemdiskussionsinläggsförberedelsearbeten... que é trabalho preparatório na contribuição para a discussão sobre o sistema de manutenção de suporte do material do dispositivo de inspecção do simulador de aviação dentro da parte nordeste da costa de artilharia do Báltico.
A maior palavra russa é: ryentgyenoelyektrokardiografichyeskogo. Contém 33 letras no alfabeto cirílico, 38, depois de transliteradas. Esta, significa: pertence ao raio X eletrocardiográfico.
As maiores palavras da língua portuguesa:
1. Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, que define uma pessoa acometida por uma doença pulmonar causada pela aspiração de cinzas vulcânicas, chamada pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose ou pneumoconiose. O vocábulo de 46 letras ganhou o seu primeiro registo no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (página 2242) em 2001.
2. Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose também chamada de pneumoconiose — forma resumida e actual — é causada pela aspiração de microscópicas partículas de cinzas vulcânicas.
3. Hipopotomonstrosesquipedaliofobia é uma doença psicológica que se caracteriza pelo medo irracional (ou fobia) de pronunciar-se palavras grandes ou complicadas. Contém 33 letras.
4. Anticonstitucionalissimamente, com 29 letras, é a quarta maior palavra do nosso idioma. O maior advérbio da língua portuguesa descreve algo que é feito contra a constituição.
5. Oftalmotorrinolaringologista, o especialista em doenças dos olhos, ouvidos, nariz e garganta, ocupa o quinto lugar deste ranking, com 28 letras.
6. Inconstitucionalissimamente ocupa sexto lugar. O advérbio, com 27 letras, é o sinónimo de anticonstitucionalissimamente. É tida geralmente como a mais longa palavra de língua portuguesa pelo Guinness Book of Records. Possui 27 letras e é um advérbio que designa o mais alto grau de inconstitucionalidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário